Software de gestão de inundação é testado em Blumenau

 

WhatsApp Image 2017-04-10 at 16.53.25 1

Foto: Jackson Laurindo/ Defesa Civil SC

A Defesa Civil de Blumenau/SC recebe o Exercício de Simulação – Gestão de Crise – Inundação. A atividade é realizada por meio de um software de crise SYNERGY. O aplicativo ajuda na elaboração, análise, validação e execução dos planos de contingência, estimulando os gerentes das agências envolvidas na tomada de decisão para o combate da emergência a ser simulada. Toda a atividade tem como objetivo mostrar as capacidades pedagógicas e de análise o software como uma ferramenta para auxiliar a prevenção e mitigação dos riscos de desastres. O exercício começou nesta segunda-feira (10) e segue até quarta (12).

Nesses dias são realizados testes de gerenciamento de crise como se fosse uma situação real de inundação envolvendo diversas instituições. O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, diz que o resultado da simulação será avaliado pelo Estado. “Se essas melhorias apresentadas forem de fácil implementação será mantido nesse modelo ou será adequado ao software que o Estado possui”, diz.

WhatsApp Image 2017-04-10 at 16.53.26

Foto: Jackson Laurindo/ Defesa Civil SC

O evento é organizado pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, e pelas Defesas Civil de Santa Catarina e de Blumenau. Entre os órgãos que participam estão Exército Brasileiro, Polícia Militar, Samu, Bombeiros Militares, UFSC, Furb, Ministério da Integração Nacional, Ministério da Defesa, Governo da Bahia, Governo do Rio de Janeiro, Governo do Paraná, além de representantes da França, Itália e Espanha.

WhatsApp Image 2017-04-10 at 16.53.24