Ações de logística contra o coronavírus fazem a diferença

As ações de combate ao coronavírus seguem a todo vapor e Santa Catarina está se destacando no cenário nacional. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde o ritmo de contágio em território catarinense é inferior à média brasileira. Esta realidade é resultado das ações implementadas pelo Governo do Estado, tanto em relação ao isolamento social, quanto nos preparativos para o enfrentamento ao vírus.

Mesmo com os números positivos, o trabalho das equipes que estão na linha de frente continuam. Um dos braços é realizado pela Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) que é responsável por uma grande ação de logística, junto com outros órgãos, entidades e empresas, para o recebimento e distribuição de doações, equipamentos e insumos.

Um exemplo ocorreu na quarta-feira (03) e quinta-feira (04) quando foi realizado o transporte de 48.660 testes para o coronavírus. Com o apoio do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar 29.240 testes foram distribuídos. Os exames foram entregues nas cidades de Concórdia, Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê. Já por via terrestre o transporte foi realizado com o apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Foram 19.420 exames para as cidades de Chapecó, Joaçaba e Videira.

Transporte de teste para o coronavírus entregues no Oeste do Estado. Foto: Divulgação BOA CBMSC

“Conforme o protocolo para a gestão de desastre por infecção viral, em vigor desde 2019, A Defesa Civil recebe as demandas provenientes do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) e coloca em prática as ações de apoio e logística”, explicou o chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, a integração dos órgãos é fundamental para o sucesso das atividades realizadas. “Nosso foco é proteger os catarinenses”, finalizou.

Doações continuam a chegar

Em apoio à operação o Sindicato das Empresas de Comércio Exterior do Estado de Santa Catarina realizou a doação de 4,4 mil litros de álcool em gel 70° que já foram entregues no Centro de Logística, montado no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar. O sindicato também fará o repasse de óculos de proteção e máscaras descartáveis.

Nesta sexta-feira (05) está prevista ainda a chegada do primeiro lote com 280.000 máscaras de proteção doadas pelo Santander. Deste total, uma parte será repassada à Secretaria de Estado da Educação, que fará a entrega para alunos da rede estadual de ensino.

Ventiladores pulmonares

A operação de logística será acionada novamente nesta sexta-feira (05) para o transporte de mais 50 ventiladores pulmonares fabricados pela WEG de Jaraguá do Sul. Serão encaminhados dez (10) para a cidade de Joinville e os 40 restantes levados para o Centro de Distribuição da Secretaria de Estado da Saúde, de onde serão destinados para o interior do Estado. Na última semana 100 equipamentos fabricados em Santa Catarina foram distribuídos.

Entrega de respiradores fabricados pela WEG. Foto: Divulgação DCSC.