Defesa Civil e prefeitos da Regional de Araranguá discutem aplicação de recursos após chuvas

Após a liberação de R$ 2 milhões feita pelo governador Luiz Henrique aos municípios que decretaram situação de emergência depois das chuvas deste mês, os prefeitos da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá voltaram a se reunir no gabinete do secretário regional Heriberto Afonso Schmidt, no final da tarde de quinta-feira (24), para discutirem a aplicação dos referidos recursos, juntamente com o diretor da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves, e o coordenador regional da Defesa Civil, sargento Djalma Santos Niles,

Na reunião no gabinete, foram definidos os valores que cada município irá receber, de maneira emergencial, com base nos relatórios de Avaliação de Danos.

Na reunião, o diretor da Defesa Civil Estadual explicou que os recursos poderão ser empregados na reabilitação de pontes e estradas, galerias, bueiros e na recuperação de casas que foram invadidas pelas águas dos rios. Os valores aplicados serão fiscalizados pela Defesa Civil Regional.

Mas, segundo o secretário, os relatórios apontam que somente na Agricultura e Infraestrutura, os prejuízos calculados em 13 municípios da região somam R$ 48 milhões. Por isso, por meio do deputado federal Edson Bez de Oliveira, serão agendadas audiências nos Ministérios da Integração Nacional e das Cidades (onde serão solicitados recursos para a infraestrutura) e no Ministério do Desenvolvimento Agrário (para solicitar o reconhecimento dos prejuízos na agricultura e possibilitar que os agricultores possam ter suas dívidas refinanciadas nos bancos). As audiências devem contar também com a participação dos 13 prefeitos da região do Extremo-sul que tiveram seus municípios afetados.

Na próxima segunda-feira (28), às 17 horas, o secretário regional de Araranguá reúne os representantes da Epagri, dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Produtores Rurais, e os secretários municipais de Agricultura da região para a elaboração do documento que será entregue ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Secretaria de Estado de Des Reg Araranguá