Defesa Civil recebe equipamentos para atuar na prevenção e socorro às vítimas de desastres

img_2581

A importância de estar preparado só é sentida quando se vê as coisas acontecendo e há a necessidade da ação efetiva. O socorro às vítimas de deslizamentos em 2008 em Santa Catarina foi um marco para a Defesa Civil Catarinense, pois os investimentos nas ações, seja de socorro e assistência durante um desastre ou em ações de preparação e prevenção, fizeram com a estrutura estadual seja constantemente fortalecida.

Parte desta mobilização estadual que começou com a criação da Secretaria da Defesa Civil foi materializada nesta quinta-feira, 23, quando o governador Raimundo Colombo fez entrega de viaturas e equipamentos para as 13 coordenarias regionais da Defesa Civil distribuidas pelo Estado.  “Já temos um trabalho de qualidade, reconhecido no Estado e no país todo, mas temos que estar sempre melhorando, sobretudo na prevenção”, disse Colombo.

O Secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff, destacou que os locais para a instalação das coordenadorias foram escolhidos em função do número de desastres.  “Essa capilaridade vai ajudar muito nas nossas principais ações. A primeira e maior de todas, que é a proteção de vidas, e a segunda, a proteção do patrimônio”, afirmou Althoff.  Para o ano que vem serão mais criadas 12, ampliando o trabalho para regiões em que o número de ocorrências é um pouco menor.

Ele destacou que, ao mesmo tempo em que são entregues os novos equipamentos, termina o curso de formação dos coordenadores, que receberam os diplomas na solenidade realizada em frente ao Centro Administrativo. O Estado investiu R$ 945 mil, incluindo 13 viaturas e equipamento para os coordenadores regionais e o repasse de três caminhonetes para a central da Secretaria de Estado da Defesa Civil, como suporte para as ações das coordenadorias. O coordenador regional de Lages e São Joaquim, Nilton de Lima Santos, representando todos os profissionais da instituição recebeu do governador a chave do veículo que utilizará no seu dia-a-dia de trabalho nas regionais.

Veja quem são os outros coordenadores e suas respectivas regionais

Os profissionais estão agora preparados para ajudar os municípios a desenvolver duas ferramentas essencias na ação contra desastres naturais: o mapeamento de áreas de risco e a elaboração de planos de contingência. Foram seis meses de capacitação em conhecimentos de prevenção, planejamento, resposta e suporte na reconstrução, as quatro etapas do trabalho da Defesa Civil. Tanto o governador quanto o secretario destacaram a necessidade de que as ações sejam desenvolvidas com uma integração entre o Governo Estadual, os municípios e os órgãos federais.

O evento também contemplou a entrega de equipamentos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que integra o projeto do Sistema de Prevenção, Controle e Atendimento Emergencial em Acidentes com Produtos Perigosos na Rodovia BR-101/SC – Trecho Sul. No total, o DNIT está repassando para três entidades – Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil – equipamentos no valor de R$ 1,6 milhão para acelerar a resposta a acidentes que envolvam derramamento de produtos químicos, por exemplo.

“É um trabalho de resposta importante que estruturamos para a BR-101 e que planejamos expandir para outras rodovias federais do Estado, como a BR-280 e a BR-470”, afirmou o superintendente regional do DNIT, João José dos Santos. O projeto é uma parceria entre Secretaria de Estado da Defesa Civil, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped/UFSC).

Equipamentos para as Coordenadorias Regionais de Defesa Civil

Para os coordenadores regionais, serão 13 novos veículos, no valor de R$ 51 mil a unidade, e um kit que integra GPS, cartilhas educativas, bússola, jaqueta, conjunto de capa de chuva, pen drive, lanterna, notebook e máquina fotográfica. A Secretaria de Estado da Defesa Civil também receberá três caminhonetes, no valor R$ 94 mil a unidade. Essas viaturas servirão de apoio para situações de desastre e seguirão para as regiões atingidas.

Equipamentos para a prevenção de acidentes com produtos perigosos

Foram entregues dois botes infláveis com motores 15hp, no valor de R$ 52,7 mil, e itens como coletes salva-vidas, barreira, lanternas, detectores de gás à Polícia Militar Ambiental, destinadas às unidades de Maracajá e Palhoça. Para o Corpo de Bombeiros Militar, foi entregue um caminhão de R$ 358 mil e itens de trabalho, como lanternas, moto bomba, macas envelope para as unidades de Imbituba, Laguna, Tubarão, Criciúma, Araranguá e Palhoça. A Secretaria de Estado da Defesa Civil também foi contemplada com duas caminhonetes, no valor de R$ 201,1 mil, além de equipamentos diversos. O Sistema visa a estruturação de um sistema integrado de primeira resposta e resposta especializada, para atendimento de acidentes envolvendo produtos perigosos, no trecho sul da BR-101.

1- Viaturas dos coordenadores regionais estacionadas em frente ao Centro Administrativo; 2- Governador entrega simbolicamente a chave dos veículos investidos pelo Governo do Estado ao regional de Defesa Civil de Lages, Nilton de Lima Santos; 3- Secretário Geraldo Althoff discursa na solenidade, destacando o trabalho dos regionais e a conclusão da capacitação em Defesa Civil; 4- Equipe da Defesa Civil.

img_2554 img_2653  img_2691  img_2723

Informações adicionais: