Fortes enxurradas deixam isoladas 195 famílias em Praia Grande

Em decorrência do mau tempo que vem causando danos ao Estado nos últimos dias, comunidades da área rural do município de Praia Grande estão isoladas, neste sábado (12), devido à enxurrada. Ao todo, sete comunidades (cerca de 195 famílias) foram afetadas e estão isoladas devido aos estragos na rodovia, que dá acesso à cidade, e queda de pontes. A informação foi dada na tarde deste sábado (12) pelo prefeito de Praia Grande, Valcir Daros.

Danificação de estradas e queda de pontes são as maiores causas do isolamento. A saída que liga o município a São João do Sul, na SC-450 está interditada; O acesso na Serra do Faxinal está em meia pista; e o acesso que liga Praia Grande a Jacinto Machado também foi prejudicado pela enxurrada.

As comunidades atingidas foram Rio Porão, cerca de 110 famílias; Rio do Boi, contabilizando 22 famílias; aproximadamente 6 famílias na passagem do Rio Figueira; 25 em Vista Alegre; e na comunidade Cachoeira de Baixo, 32 famílias foram afetadas.

Ainda neste sábado (12), foi confirmada a morte de uma senhora de 68 anos no município. Maria Rita da Silva morreu afogada, na comunidade de Três Irmãs, após atravessar com uma carroça uma área alagada.

A Defesa Civil Estadual reforça o aviso para não transitar em áreas alagadas com qualquer meio de transporte. "As chuvas podem ter arrancado bueiros, danificado pontes, estradas e ruas, o que pode resultar em acidentes e até a morte de pessoas", explica o secretário estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves.

No início do ano, foi realizada uma obra preventiva para desassoreamento do rio, no bairro Leão, em Praia Grande. O investimento foi de R$ 292 mil, repassado pela Defesa Civil Estadual. Segundo o prefeito Valcir Daros a medida evitou que a área urbana fosse inundada, o que causaria mais prejuízos.

Os dados atualizados da Defesa Civil podem ser acompanhados pelo site www.defesacivil.sc.gov.br . A previsão do tempo é possível acompanhar no site http://ciram.epagri.sc.gov.br o monitoramento de dados dos valores da chuva e a previsão no link Plantão meteorológico.