Granizo e vendaval atingem Meio-oeste e Sul do Estado

Os municípios de Vargem, no Meio-oeste catarinense, e São Ludgero, Sul do Estado, registraram prejuízos por causa da chuva de granizo e vendaval que atingiram as regiões no início da noite desta sexta-feira (13). As informações ainda são preliminares devido ao levantamento que está sendo realizado pelas coordenadorias municipais.

Segundo o coordenador de Vargem, Hildebrando de Jesus Ferreira, o granizo atingiu principalmente a área rural e destelhou 60 casas. Em São Ludgero, a chuva forte e o vendaval destruíram cinco edificações e provocaram a queda de galpões, depósitos e alagamento de casas. Cerca de quatro comunidades foram atingidas. Pontes e estradas também foram prejudicadas.

A Defesa Civil mantém um alerta neste final de semana com a entrada de uma frente fria, a qual poderá provocar temporais isolados e ventos fortes do Oeste ao Litoral Sul de Santa Catarina. Conforme a Epagri/Ciram, no sábado (14), uma frente fria se forma e se desloca no Litoral Sul do Brasil, mudando o tempo já pela manhã com previsão de chuva do Oeste ao Litoral Sul, e nas demais regiões da tarde para noite.

Há risco de temporal, especialmente do Oeste ao Sul de SC, nesta sexta-feira e também no sábado. No domingo (15), a frente fria próxima do Litoral catarinense mantém o tempo instável com muita nebulosidade e condições de chuva em boa parte do dia. A temperatura diminui devido a cobertura de nuvens e o vento que vira sul, com rajadas de 50 a 65Km/h no Litoral.