Nota Defesa Civil de Santa Catarina

A Defesa Civil informa que está acompanhando os desdobramentos relativos às chuvas que vem ocorrendo no Estado em especial na Região Norte do Estado. Devido ao elevado índice pluviométrico WhatsApp Image 2020 02 06 at 16.42.35ocorreu o transporte de material superficial e o recalque por infiltração em um ponto devido a falha no pavimento existente no entorno da obra que está em andamento.

Foi necessário o reposicionamento de um poste de energia elétrica no KM 34 da Rodovia 108 e no KM 35 foram registrados deslizamentos.

Para a segurança das equipes da  CELESC e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SEINFRA), que atuaram na Região o transito foi interditado em um dos sentidos.

Na localidade Morro do Shimidt, também em Guaramirim, famílias foram retiradas de forma preventiva pela Defesa Civil Municipal devido o risco de deslizamento de uma encosta.

É importante destacar que nos locais onde estão sendo realizadas obras pela Defesa Civil de Santa Catarina não foram registrados incidentes, o que demonstra a assertividade do projeto.

Técnicos da Defesa Civil Estadual foram deslocados para o município para realizar o monitoramento do local. Segundo o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, a previsão para os próximos dias é de 80 milímetros de chuva no município.

De maneira preventiva e no sentido de proteger pessoas e patrimônios a Defesa Civil em conjunto com a empresa responsável pela obra indica a interrupção total e temporária do tráfego naquele trecho específico, até que as condições meteorológicas permitam uma avaliação completa para que se possa avaliar o fator de segurança existente no local.

O CIOP – Centro de Operações Integradas do CIGERD permanece em Nível Amarelo – Código 1 para situação de movimento de massa e inundações.

A Defesa Civil de Santa Catarina solicita a compreensão e destaca que a medida está sendo adotada para garantir  a segurança dos moradores e usuários da Rodovia.

Obras na SC 108

Apesar dos índices pluviométricos os trabalhos de contenção no Km 34 da Rodovia SC 108, em Guaramirim, avançaram no último mês. Na parte inferior já foram concluídos o primeiro muro de gabião e o aterro até a cota da fundação para o início da construção do segundo muro. Atualmente está sendo realizada a escavação e retaludamento para base de pedra para a segunda linha de gabião.  No total 60% do aterro necessário na parte inferior já foi finalizado.

Para as contenções superiores  60% das peças pré moldadas de cribwall estão prontas para a montagem. O retaludamento foi realizado, restando somente a base que deverá ser escavada. Esta etapa apenas não foi realizada em função das condições climáticas. É necessário tempo estável para a escavação e execução da base de concreto para o muro. Da mesma forma, que 85% das peças de cribwall estejam  concluídas.

A Defesa Civil de Santa Catarina está acompanhando o andamento da obra e não está medindo esforços para a conclusão do projeto.