Temporais prejudicam abastecimento de energia elétrica no Sul e na Serra

Os fortes ventos e as chuvas prejudicaram abastecimento de energia elétrica no Sul e na Serra, deixando diversos municípios temporariamente sem energia elétrica no último domingo (8). No começo da tarde desta segunda-feira (9), foi restabelecido o sistema para algumas unidades consumidoras na Região de Criciúma, que ainda estavam sem energia.

Às 16h50min de domingo, em Criciúma, iniciou-se um forte temporal com vento, chuva e granizo, gerando problemas em várias áreas da Cidade, com alagamentos e destruição em residências e outros estabelecimentos. O Sistema Elétrico foi afetado com diversas ocorrências com vários Alimentadores desligados por queda da vegetação sobre a Rede de Distribuição. A totalidade dos casos na cidade foi resolvida com o plantão Celesc, envolvendo a equipe do Sobreaviso Divisão de Distribuição (DVDI) e a equipe da empreiteira.

Em Maracajá, houve maior número de ocorrências, com transformadores queimados, postes derrubados, cabos rompidos em diversos pontos do município, especialmente em função da vegetação. O sistema foi sendo recuperado aos poucos, com trabalho do pessoal da Celesc e empreiteiras. O serviço foi até a madrugada e, no momento, está tudo restabelecido.

O caso mais grave ocorreu na nova Linha de Transmissão (LT) da Celesc, que liga a subestação (SE) Araranguá até a SE Turvo (da Cooperativa CERSUL). As estruturas de concreto de nº 25 e 27 da LT Araranguá – Turvo quebraram na base. Para resolver a situação, optou-se por restabelecer as conexões com a Cersul por meio das SE de Maracajá e Ermo, já que 15mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica em função da queda da LT.

Lages – Já em Lages, o problema iniciou mais cedo, às 9h55min, e encerrou às 10h30min. As tempestades atingiram diversos municípios da Regional, provocando desabastecimento de energia elétrica em mais de 37 mil unidades consumidores em curitibanos, Ponte Alta, Correia Pinto, Palmeira, Otacílio Costa, Bocaina do Sul, Bom Retiro e Urubici. A mobilização para restabelecer o sistema elétrico na Região envolveu 17 equipes. Desta forma, a maior parte das residências já estava com energia na manhã de domingo; no período da tarde, mais unidades foram religadas.

Centrais Elétricas de SC SA