Barragens Oeste e Sul têm capacidade aumentada de armazenamento

 

IMG 8840

Barragem Taió

Foram finalizadas as obras de sobrelevações das barragens Sul, em Ituporanga e Oeste, em Taió. Os trabalhos tiveram início, em 2013. No entanto, impasses como situações climáticas, corte de investimentos da União, fizeram com que houvesse atraso, em ralação aos prazos iniciais repassado, para conclusão dos trabalhos que era ainda no primeiro semestre de 2015.

Nas duas obras foram investidos cerca de R$ 60 milhões com recursos do Ministério da Integração. As barragens contam com dois metros a mais nos vertedouros. Isso possibilitou aumento de 93 milhões, para 110 milhões de metros cúbicos, na barragem Sul. Além disso, um túnel extravasor também, foi construído. A obra possui mais de 260 metros de extensão e sete metros de altura. O aumento no armazenamento é de cerca de 18%.

Já em Taió, na barragem Oeste, o volume de retenção é de 100 milhões de metros cúbicos. Aumento de aproximadamente 20%, que antes recebia 83 milhões de metros cúbicos de reserva. A obra também conta com um canal extravasor, construído para agilizar o escoamento da água. Testado, em outubro de 2015, apresentou eficiência na redução de cheias, na Região.

De acordo com o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, com a finalização das sobrelevações das barragens Sul e Oeste, o Vale do Itajaí está mais protegido. Cada uma pode armazenar cerca de 17 milhões de metros cúbicos de água. “As barragens estão sobre elevadas e seus canais extravassores operacionais, garantindo maior reservação e aceleração no esvaziamento do reservatório. Com isso, a equipe da Defesa Civil ganha margem de manobra operacional para reduzir o impacto das cheias”, diz.

Após finalizada essa etapa, os trabalhos se concentram nas obras complementares, como por exemplo acesso, serviço de iluminação, automação e outros serviços que tornaram os empreendimentos mais seguros e operacionais aos que dependem das retenções e ou vivem nas áreas a jusante dos barramentos.

Barragem Ituporanga

Ituporanga agosto 2016 3