Boletim Hidrometeorológico Integrado aponta agravamento da estiagem

O Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDE), divulgou mais uma edição do Boletim Hidrometeorológico Integrado que aponta o retorno das condições de estiagem. Com base nos dados colhidos, no último mês, o documento revela que o quadro pode influenciar o abastecimento em grande parte dos municípios do Estado. As condições observadas refletem a ausência de chuva, com impactos maiores nas regiões Oeste, Meio Oeste e Planaltos Norte e Sul.

Durante o mês de julho os acumulados foram baixos em todas as regiões, sendo o destaque para as áreas do Litoral Norte e do Planalto Sul ao Extremo Oeste, onde variaram de 40 a 60 milímetros (mm). Já nas demais áreas a precipitação acumulada foi ainda menor, com registros abaixo dos 20 mm na Grande Florianópolis, Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí.

No mesmo período a escassez da chuva provocou anomalias negativas para todas as regiões catarinenses. Podemos destacar o Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí, com valores pontualmente 100 mm abaixo da média esperada para o mês. No litoral, planaltos e até o Extremo Oeste, os valores ficaram em torno de 60 a 80 mm abaixo da média. É importante ressaltar que praticamente não choveu no mês de julho em todo o Estado. No Litoral Norte, por exemplo, a ausência de precipitação variou de 24 a 26 dias, enquanto que na maior parte de Santa Catarina foram até 28 dias sem chuva.

A publicação, que traz as condições hidrológicas dos rios e os possíveis impactos no abastecimento urbano, aponta que 34% dos municípios catarinenses estão em estado de atenção, 1% em alerta e 1% em estado crítico. Segundo o chefe da DCSC, David Busarello, a situação reforça a necessidade de monitoramento constante e a adoção de medidas eficientes de economia e de gestão da água nos municípios. “Continuamos dando apoio técnico e suporte as cidades que decretaram situação de emergência, em função da Estiagem. Realizamos o repasse de reservatórios, kits de transporte de água limpa e água potável”, comentou. Busarello reforça que a situação apenas poderá ser totalmente controlada com a adoção, por parte dos municípios, de medidas mitigatórias de médio e longo prazo. “A preservação de nascentes e a ampliação de reservatórios nas comunidades impactadas são bons exemplos de ações que podem ser desenvolvidas”, finalizou.

Confira o Boletim Integrado na íntegra:

ícone

Boletim Hidrometeorológico Integrado 0011/21 2.59 MB 301 downloads

Boletim Hidrometeorológico Integrado 0011/21 ...

Municípios que decretaram situação de emergência

• Abdon Batista
  • Agrolândia