Casas modulares e kits de transposição demonstram eficiência no Planalto Norte

IMG 0775

Fotos: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

Durante a tarde, o Secretário Milton Hobus participou da inauguração de 10 casas modulares em Canoinhas, no Planalto Norte. As unidades habitacionais foram montadas no bairro Campo D’Água Verde. Os beneficiados são grupos familiares que viviam em área de risco. De acordo com o prefeito, Luiz Alberto Rincoski Faria para se ter uma ideia do beneficio das casas modulares na vida das famílias agraciadas, foi o evento climatológico do inicio do mês. “Além da Resposta rápida da Defesa Civil não precisamos remover ninguém das casas durante as chuvas.” Garantiu.

As casas estão fora da área de cheia. O bairro onde foram construídas vai receber uma empresa de grande porte, o que tende a ampliar ainda mais o valor dos imóveis. Os terrenos eram de propriedade do município. Diante disso, houve apenas a necessidade de instalação elétrica e rede de água e esgoto. Conforme o prefeito, o próximo passo é assegurar a iluminação pública, que deve ocorrer nos próximos dias.

As casas foram cedidas pela Defesa Civil do Estado que investiu nas 10 unidades, quase R$ 400 mil. Os recursos são do Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec e de acordo com o Secretário de Estado, fazem parte de uma ação de relocação de famílias de área de risco. “Não é ação de assistencialismo. Estamos dando segurança e promovendo prevenção com o projeto casa modular,”disse.

Hobus lembrou ainda que o único compromisso do município nessa parceria é não permitir que as famílias retornem para os antigos terrenos e que a área, antes considerada de risco se torne inutilizada para habitação. “O município pode montar um parque, uma praça ou simplesmente não permitir mais novas construções.” Pontuou.

IMG 0870

Após conversar com os moradores das novas unidades habitacionais, o Secretário de Estado seguiu para a localidade de Entre Rios, onde vistoriou um kit de transposição de obstáculos. A ponte possui 12 metros de extensão e cinco de largura. A estrutura permite passagem de carretas carregadas.

O kit de transposição custou ao Fundec, pouco mais de R$ 50 mil. A montagem de uma estrutura como essa leva cerca de duas horas. As cabeceiras foram erguidas pela prefeitura, como contrapartida.

Milton Hobus lembrou que esse modelo já é uma referência no Brasil, não só pela economia, mas pela resposta em caso de emergência, quando antigos pontilhões são levados por causa das chuvas. “Provocamos a engenharia para entregarmos uma ponte como essa por dia, hoje temos um projeto que leva duas horas para a montagem. Um case de sucesso que poderá contar com apoio do governo federal num futuro breve,”Garantiu.

Depois da visita ao kit de transposição, Milton Hobus palestrou para cerca de 40 pessoas. Lideranças políticas, empresariais e comunitárias que conheceram os projetos de prevenção previstos para os próximos anos.

O evento foi promovido na Associação Empresarial de Canoinhas, onde o processo de execução da Defesa Civil de Santa Catarina foi muito elogiada pelos participantes, que garantiram que hoje a Defesa Civil é uma referência e sinônimo de segurança preventiva diante de eventos climáticos.