Chefe da equipe JICA visita SC e discute possível financiamento do projeto da Bacia do Rio Itajaí

Nesta quarta-feira (24), o Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil, receberá a visita da responsável pela equipe JICA, Midori Kondo, coordenadora dos projetos na América Latina. O objetivo da visita de Kondo é conhecer o objeto de estudo da Bacia do Rio Itajaí e verificar pessoalmente a importância do projeto para as autoridades locais e população. O relatório final será concluído em setembro pela equipe e posteriormente apresentado ao Governo Estadual, com as ações prioritárias do Estudo Preparatório da Bacia do Rio Itajaí.

O Governo do Estado pretende obter o financiamento para o projeto, que busca atingir um grau de segurança de 50 anos contra enchentes e deslizamentos, sendo necessários investimentos na ordem de R$ 2 bilhões, por meio do Banco JICA e com contrapartida do Governo do Estado. A implementação do projeto será dividido em três etapas, sendo que a primeira, contempla ações para 10 anos de grau de segurança, com obras estruturais, sistema de monitoramento e alerta de cheias e da contenção da água das arrozeiras. O investimento será na ordem de R$ 180 milhões, dos quais, R$ 154 milhões por meio de financiamento e R$ 26 milhões de contrapartida do Estado.

Agenda no Estado
Às 14 horas, de quarta-feira, o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, recebe a chefe da equipe JICA. Na sequência, ocorre um encontro com o superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres. O diretor de prevenção da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Emerson Neri Emerim, e o gerente de monitoramento e alerta, Frederico Rudorff, acompanham as visitas.

No dia 25, Midori Kondo estará em Blumenau e Rio do Sul. Pela manhã, ela realiza uma reunião com o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinubing, às 9 horas. Ainda pela manhã, o Secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Lucio Cesar Botelho, reúne-se com a responsável pela equipe JICA. Às 14h30, ocorre uma reunião com o prefeito de Rio do Sul, Milton Hobus.

Na sexta-feira, dia 26, Midori Kondo estará em Florianópolis e se reúne com o secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, às 9h30; e com o secretário de estado da Fazenda, Ubiratan Rezende, às 10h30.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel: (48) 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.