Concórdia recebe o CIGERD

a tarde desta quinta-feira (22) a nova estrutura do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Concórdia foi inaugurada. O ato contou com a presença do secretário de estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

Segundo ele, esta ação faz parte do maior projeto de Defesa Civil já colocado em prática em Santa Catarina. “Todo o Estado está sendo interligado em uma grande rede de proteção Civil. Desta forma, o CIGERD de Concórdia vai representar uma resposta mais rápida para a comunidade”, afirmou Moratelli. O secretário completou explicando que com a finalização do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Florianópolis o Estado estará pronto para qualquer adversidade.

IMG 4384

O CIGERD foi criado para ser o local onde todas as esferas do Governo atuarão nas mais diferentes situações de crise. “Poderemos agir em catástrofes climáticas, ações de segurança púbica, saúde ou sanidade animal”, explicou Moratelli.

A estrutura foi construída graças a uma parceria da Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Secretaria de Estado da Educação que cedeu o terreno.

O CIGERD possui cerca de 160 metros quadrados e foi construído com nove módulos de ferro galvanizado. É uma estrutura auto-suficiente capaz permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Foram disponibilizados equipamentos modernos, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. No total foram investidos cerca de R$ 800 mil, recursos do Fundo de Proteção e Defesa Civil-FUNPDEC e do Pacto por Santa Catarina.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, a Defesa Civil de Santa Catarina é reconhecida internacionalmente pelo trabalho de excelência. Ele destacou que a estrutura inaugurada é o local preparado para coordenar as ações em situações de emergência. “O CIGERD Regional é fundamental para os 16 municípios da AMAUC (Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense)”, completou.

São atendidos pelo CIGERD de Concórdia: Alto Bela Vista, Arabutã, Arvoredo, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Paial, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina.

IMG 4376

A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando no total 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. A exemplo do CIGERD Regional de Chapecó, todos serão interligados com a base em Florianópolis. Isso facilita a gestão da crise e possibilita uma resposta rápida ao cidadão.