Coordenadores regionais da Defesa Civil realizam capacitação

Nesta quarta-feira (09) a Defesa Civil de Santa Catarina (DC SC) iniciou as atividades práticas do curso de proteção e defesa civil do Sistema de Ensino à Distância da Instituição (EAD). Participam desta primeira edição os coordenadores  regionais  da DC SC. O objetivo é padronizar as ações dos profissionais na busca de maior eficiência no serviço prestado aos catarinenses.

A abertura foi realizada pelo Chefe da DC, João Batista Cordeiro Júnior, que falou sobre os avanços alcançados nos últimos meses e sobre as atividades que a Instituição está realizando. Dentre elas, as conquistas junto a Barragem de José Boiteux, tanto em relação ao projeto de reforma dos comandos e estrutura, quanto nas tratativas junto as comunidades indígenas que residem no entorno da estrutura.

IMG 5286

Atividade presencial do curso de proteção e defesa civil. Foto: Flávio Jr. Ascom DC SC

João Batista também comentou sobre os novos rumos que estão sendo dados para a DC que vai garantir a permanência do órgão em um patamar de referência nacional e internacional. “A DC SC não é apenas uma Instituição que realiza a resposta após desastres naturais. Estamos juntos mudando  a realidade de diversas comunidades e promovendo a resiliência em todos os cantos de Santa Catarina”, destacou.

Durante o curso será apresentado para os participantes informações sobre as diretorias da DC SC, Programa SC Resiliente, detalhes operacionais sobre o monitoramento meteorológico  e emissão de alertas, Programa Defesa Civil na Escola e também sobre gestão e processos.

O grande foco do encontro é promover entre os coordenadores e todos os setores da DC SC sinergia que vai resultar em uma resposta mais rápida para a população de Santa Catarina.

Segundo o Diretor de Gestão de Educação da DC SC, Alexandre Corrêa Dutra, o mesmo curso será disponibilizado posteriormente para os coordenadores municipais de defesa civil através do EAD da DC SC. “Estamos trabalhando para levar o conhecimento à todos os cantos de nosso Estado e assim promover a resiliência em todas as cidades catarinenses através da educação”, comentou Corrêa.