Defesa Civil abre inscrições a municípios para conferência estadual

A Defesa Civil Estadual abriu nesta quarta-feira (17) as inscrições para a Conferência Estadual de Defesa Civil, a qual será realizada no dia 3 de março, no Hotel Castelmar, em Florianópolis. Poderão se inscrever até dia 1º de março os delegados eleitos nas etapas municipais realizadas entre dezembro de 2009 e fevereiro deste ano. Acesse aqui a ficha de inscrição.

A ficha de inscrição pode ser acessada no site do órgão estadual (www.defesacivil.sc.gov.br) e, após preenchida, deverá ser enviada ao endereço eletrônico conferenciaestadual.sc.gov@gmail.com .

As cidades catarinenses se organizam desde dezembro para realizar suas Conferências Municipais de Defesa Civil, com o objetivo de discutir o tema entre o poder público e sociedade, conforme as diretrizes do Sistema Nacional. Estes encontros integram uma iniciativa do governo federal de mobilizar lideranças para discutir o assunto nas diferentes esferas.

Algumas coordenadorias optaram por organizar uma etapa regional, como é o caso de Jaraguá do Sul, Itajaí, Tubarão, Braço do Norte, Rio do Sul, Joinville, Laguna e Araranguá. Nos eventos municipais, são escolhidos delegados para integrarem a conferência estadual, que definirá representantes para, em seguida, participar em Brasília, entre os dias 24 e 27 de março, da Conferencia Nacional.

Para o diretor estadual de Defesa Civil, Márcio Luiz Alves, o histórico de desastres em Santa Catarina reforça a necessidade de uma participação mais ativa dos catarinenses e do poder público para tentar amenizar os efeitos de um evento adverso extremo ou até evitá-lo quando possível. “A Defesa Civil tem esta responsabilidade de desencadear medidas de fortalecimento e de interagir com a sociedade, preparando-a para situações de desastres”, garante o diretor.