Defesa Civil atua na fiscalização de produtos perigosos nas rodovias da região de Araranguá

Araranguá (28/4/2010) – Uma equipe do Departamento Estadual de Defesa Civil, coordenada pelo Major Paulo César Knihs, realizou nesta quarta-feira (28) no posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR 101, em Araranguá, uma Operação de Controle do Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos.

A operação, que contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Ambiental, Deinfra e Conselho Regional de Química, está sendo realizada em todas as rodovias do Estado. Eles atuaram de forma unificada na fiscalização dos veículos que transportam produtos como explosivos, gases, líquidos inflamáveis, substâncias oxidantes, tóxicas, infectantes, corrosivas e materiais radioativos.

De acordo com o gerente de Prevenção do Departamento, a ação visa pesquisar, controlar e fiscalizar o transporte de produtos perigosos, verificando se o mesmo está sendo feito de forma adequada, se os condutores são habilitados para a função e se possuem a documentação e equipamentos necessários para o transporte. Outra meta é conhecer as regiões por onde passam estes produtos para que se possa atuar com eficácia na prevenção, preparação e resposta a situações críticas.

Na quinta-feira (29) a Operação continua, em Içara. Já o gerente de Prevenção acompanhará o Coordenador Regional de Defesa Civil da SDR Araranguá, Sargento Djalma Santos Niles, na discussão do Plano de Gerenciamento de Risco da Barragem do Rio São Bento, em audiência que será realizada no Centro de Recepção de Visitantes da Barragem, onde haverá a segunda reunião promovida com a Comissão de Emergência da Barragem. O sargento explicou que entre os objetivos da Comissão está o de criar o envolvimento de todas as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec’s) e as respectivas comunidades dos municípios inseridos no Plano de Gerenciamento da Barragem.

Secretaria de Estado de Des Reg Araranguá