Defesa Civil auxilia municípios na elaboração de Planos de Trabalho

Foto: Wallace Rufino – SDC/SC.

Técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina prestam auxílio aos municípios atingidos pelas chuvas, em junho deste ano. Os profissionais orientam as prefeituras na elaboração do documento que vai garantir o repasse de recursos financeiros da União. O Ministério da Integração, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, analisa os Planos de Trabalho de Reconstrução dos municípios afetados pelo primeiro evento, entre os dias 06 e 10 de junho. Uma das regiões mais afetadas foi o Norte de Santa Catarina.

Os Planos de Trabalho serão apresentados ao governo federal na semana que vem, pela Defesa Civil de Santa Catarina. O Secretário, Rodrigo Moratelli vai pessoalmente ao Ministério. Na bagagem, será levada toda documentação necessária para que os municípios sejam beneficiados.  São 38 municípios que fazem parte da lista e decretaram Situação de Emergência no período. Todos tiveram os Decretos homologados pela Secretaria e reconhecidos pelo Ministério da Integração.

Segundo Moratelli, a intenção é apresentar os dados à Secretaria Nacional de Proteção de Defesa Civil para que os municípios recebam os recursos com agilidade. “Depois dessa fase, nos próximos dias começaremos receber os Planos de Reconstrução do segundo evento que castigou o Estado Catarinense”, disse.

Os Planos de reabilitação das cheias registradas entre os dias 25 e 30 de junho já começaram ser encaminhados pelas prefeituras. A União homologou 58 Decretos de Situação de Emergência, em Santa Catarina. A região mais afetada foi o Grande Oeste Catarinense. Tão logo essa etapa seja vencida, os Planos de Reconstrução dos municípios deverão ser analisados.

De acordo com o Diretor de Resposta aos Desastres da SDC/SC, James Rides da Silva, o governo federal atende cinco estados antes de Santa Catarina, que também foram duramente castigados pelas chuvas em 2014. “Santa Catarina é o sexto a ser beneficiado com recursos federais. No entanto, a Secretaria Nacional está empenhada em liberar os valores ainda este ano”, frisou.

Decretos Homologados – Primeiro Evento:

Araquari,

Timbó Grande,

Três Barras,

Vitor Meireles.

Decretos Homologados – Segundo Evento:

Abdon Batista,

Agronômica,