Defesa Civil capacita comunidade do Maciço do Pirajubaé sobre risco de desastres

site12 O projeto Percepção de Risco, da Defesa Civil Estadual, realizou no sábado (29) uma caminhada de sensibilização comunitária com a população do Maciço do Pirajubaé, na Costeira, em Florianópolis. O evento integra um curso de capacitação de lideranças comunitárias, iniciado em julho e que segue até setembro, e serviu como uma saída de campo aos alunos. A caminhada iniciou na Escola Municipal Adotiva Liberato e seguiu para a comunidade de Cidade Alta.

Segundo o diretor do órgão estadual, major Márcio Luiz Alves, o objetivo do curso é tratar sobre os conceitos fundamentais de ameaça, risco e vulnerabilidade em áreas de risco. “Nosso foco nesta comunidade do Pirajubaé são os escorregamentos, já que as casas estão localizadas em áreas de risco. Queremos ensinar a população a aprender a conviver com este risco”, explica Alves.

Durante a caminhada, os alunos conversaram com a comunidade e identificaram locais de risco, como pedras soltas e lixo exposto. Além disso, os participantes entregaram aos moradores cartilhas educativas da Defesa Civil sobre prevenção. Além do curso de capacitação de lideranças comunitárias, o projeto Percepção de Risco atende às escolas estaduais, por meio de kits educativos com filme, livro do professor e gibi.