Defesa Civil de Itajaí lança novo portal com monitoramento em tempo real

logo_itajacpia A coordenadoria municipal de Defesa Civil de Itajaí lançou o novo portal na internet www.defesacivil.itajai.sc.gov.br, com recursos de monitoramento, em tempo real, das informações dos níveis dos rios e ribeirões da cidade. A partir do Sistema de Telemetria, também é disponibilizado no site dados de índices pluviométricos, temperaturas, sensação térmica e umidade do ar, captados pela estação meteorológica instalada na sede da Defesa Civil municipal.

22/06/2012

Para o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Everlei Pereira, o destaque do portal é a independência na prevenção e alerta de desastres. “O grande diferencial é a forma de tratar a informação com o cidadão. A disponibilização de dados online, em tempo real, gera uma autonomia na tomada de decisões da população, que passa a ter um canal de acesso ao monitoramento que não havia antes”.

Desde a implementação, no dia 10 de junho, já foram 3701 visitas e uma média de 168 usuários por dia. O site ainda proporciona download de materiais na área de prevenção e preparação, boletins meteorológicos, subsídios para solicitação de vistorias, notícias, telefones de emergência por tipo de ocorrência, cadastro de voluntários e a situação atual do município como ferramenta de alerta para eventos adversos.  Segundo Pereira, o resgate histórico e fotográfico da coordenadoria ainda está em fase de produção e será colocado para consulta dos visitantes.