Defesa Civil entrega Planos de Reconstrução de municípios em Brasília

IMG-20140627-WA0011

Foto: Wallace Rufino – Defesa Civil SC.

Em visita a Brasília na semana passada, o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli protocolou o pedido de recursos para a reconstrução dos municípios atingidos pelas chuvas da primeira quinzena de junho, deste ano. O Valor do documento é de 36,8 milhões e foi entregue ao Ministério da Integração Nacional.

Agora, o Governo Federal deve avaliar o pedido e dar uma resposta para os municípios Catarinenses, em relação a liberação dos recursos da União. “O auxílio do governo federal é fundamental para que os municípios possam reconstruir o que foi destruído pela natureza”, disse.  Na ocasião, registrada entre os dias 06 e 10 de junho, 38 municípios tiveram os Decretos de Situação de Emergência reconhecidos pelo governo federal e homologados por Santa Catarina. As regiões mais afetadas no período foram o Planalto Norte e Norte de Santa Catarina.

Nessa semana, a Defesa Civil do Estado deve finalizar os Planos de Reabilitação do segundo evento registrado entre os dias 23 e 30 de junho, quando 58 municípios decretaram situação de emergência.  Com essa etapa superada, o Secretário Moratelli pretende estar em Brasília ainda este mês. Os documentos elaborados pelas prefeituras, engenheiros, coordenadores regionais e municipais de proteção e defesa civil devem ser protocolados no dia 19, em Brasília.