Defesa Civil Estadual informa a situação de municípios atingidos pelas chuvas

foto_m_54044

A Secretaria Estadual da Defesa Civil informou, na tarde deste domingo (11), a situação de alguns municípios que foram atingidos pelas fortes chuvas que assolaram o Estado na última semana. Confira as informações de alguns municípios:

Foto: Ituporanga – James Tavares / SECOM

Em Taió a situação é crítica, com 3000 famílias atingidas. A dificuldade do município é prestar socorro às vitimas, principalmente pela inviabilização da utilização das vias de transporte e pela falta de comunicação por telefonia fixa e móvel. Já receberam cestas básicas e água, mas necessitam de 300 cobertores, 300 colchões, 300 roupas de cama, 300 kits higiênicos, 1000 kits de limpeza. Energia e comunicação retornando. Situações sérias de desmoronamento e escombro serão informadas durante a semana.

Em Timbó, a situação também é crítica, voltando à normalidade, com limpeza geral. Toda a cidade foi atingida, 20 pessoas em alojamento. Muitas famílias abrigadas. No município de Ascurra foram mais de sete mil pessoas afetadas. Videira já está voltando a normalidade. Em Agronômica, todo o comércio e indústrias foram praticamente destruídos. Utilizam barco para distribuição de alimentos e água. Em Aurora foram 3,5 mil pessoas afetadas. Em Brusque houve danos significativos em todo o comércio e em grande parte das indústrias.

No município de Rio do Oeste, só é possível chegar por um acesso secundário Região central do município toda alagada, aproximadamente 1.600 pessoas fora de casa. O salão da igreja, câmara de vereadores e o posto da saúde estão sendo usados como abrigos. Secretaria municipal de saúde utiliza helicóptero para deslocar pacientes de hemodiálise para Rio do Sul, com energia parcialmente restabelecida, mas estão sem água para consumo, sem combustível nos postos e apenas a telefonia móvel em funcionamento.

O município de Santa Rosa de Lima está normal, enquanto Santa Terezinha está fazendo campanha para ajudar os municípios vizinhos atingidos. Teve queda de barreiras, mas prefeitura tomou as providências. Em São Domingos, pontes foram danificadas, mas o município está em situação de normalidade. São Martinho tem duas rodovias estaduais comprometidas. São João Batista muitas pessoas continuam desalojadas e desabrigadas. Em Laurentino, a energia elétrica e telefones foram reestabelecidos, mas continuam isolados.