Defesa Civil Estadual inicia atividades da secretaria itinerante para enfrentamento da estiagem

img_0269 Nesta terça-feira (17), a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) por meio da diretoria de resposta aos desastres, inicia a primeira etapa das atividades de assistência aos municípios atingidos pela estiagem através da instalação da secretaria itinerante da Defesa Civil Estadual.

A cada dia, no período de 17 a 20 de abril, a equipe composta pelo diretor de resposta aos desastres, major Aldo Baptista Neto, o gerente de logística e mobilização, capitão Renaldo Onofre Laureano Junior e os coordenadores regionais de Defesa Civil das regiões impactadas, estarão nas Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) de São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Chapecó para atender, orientar e dar celeridade as ações de combate à estiagem.

A primeira etapa atende 62 cidades e tem como objetivo avaliar a necessidade do consumo humano de água potável. Os itens disponíveis para solicitação, aprovados pelo recurso de R$ 6,8 milhões repassados pelo Ministério da Integração na quarta-feira (11), e que serão geridos de acordo com as demandas dos municípios em Situação de Emergência são: tanques de polietileno de 5.000 e 10.000 litros, água mineral em vasilhame de 5 litros, purificador de água Clorin para 10.000 litros e caminhões-pipa. O último funcionará em um sistema de rodízio administrado pelas SDRs, visto que não há um número suficiente disponível de transportadores de água para atender todas as cidades.

Segundo Aldo Neto, o planejamento da ação surgiu a partir de análises meteorológicas realizadas pelo sistema Epagri/Ciram, que observou a propagação dos efeitos da estiagem até o mês de junho. “A intenção é amenizar as consequências para a população, prevista para mais dois meses. Reforçamos que cabe a Defesa Civil salva e guardar a qualidade de vida dos cidadãos, por isso atendemos exclusivamente a demanda para consumo humano de água potável”. Em relação a prejuízos de outra ordem, como por exemplo, da agricultura e pecuária que chega a R$ 662.474 milhões em 121 municípios, Neto ressalta que é preciso contar com recursos específicos das secretarias responsáveis pelas áreas.

Na segunda fase da visita, mais 54 municípios serão recebidos na secretaria itinerante da Defesa Civil do Estado. A etapa está prevista para as próximas semanas.