Defesa Civil lança edital para execução das obras de contenção de cheias da bacia do Rio Itajaí

O Governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado da Defesa Civil Milton Hobus, lançam na próxima terça-feira (7), `as 14h, os editais para execução de obras e contratação de estudos e projetos incluídos no plano de prevenção e mitigação de desastres naturais que integram o programa Pacto por Santa Catarina.

Serão assinadas as licitações para a execução das obras de sobrelevação das barragens Sul no município de Ituporanga e Oeste, localizada na cidade de Taió. Além da contratação de estudos e projetos para a construção de duas comportas e melhorias no canal do rio Itajaí-Mirim e para a construção de três barragens de pequeno porte à montante (acima) do município de Rio do Sul nos rios Taió, Perimbó e Braço do Trombudo.

A barragem de Ituporanga possui hoje uma  capacidade de retenção de água de 93 milhões de metros cúbicos, o que significa 18%, com a obra concluída, esse valor passará para 110 milhões em retenção. Em Taió, de 83 milhões de metros cúbicos em retenção, terá a capacidade aumentada 19,5%, passando para 99,3 milhões.

Além da sobrelevação, as duas barragens receberão ainda, dois canais de descarga que dobrará a vazão de todas as comportas existentes nas duas estruturas.

De acordo com o secretário Milton Hobus, essas obras são urgentes, porque a população não pode ficar apreensiva a cada chuva. “Assim vamos ficar tranquilos, porque quando chover o risco de ocorrer enchente será bem menor do que o de hoje, proporcionando mais segurança para a população das regiões mais afetadas por catástrofes”, concluiu.

Após a publicação dos editais, o prazo varia de 45 a 60 dias para licitação das empresas e entrega da ordem de serviço. As empresas vencedoras para a construção das sobrelevações das barragens terão prazo de 18 meses para a conclusão das obras. Já a empresa contratada para a elaboração dos estudos para a construção das três barragens tem até o mês de dezembro deste ano para a entrega dos diagnósticos.