Defesa Civil lança livro sobre Comunicação em Desastres

capa

Paralelo ao evento do 2º Fórum Catarinense da Rede Cooperativa para Cultura de Prevenção de Desastres, na segunda-feira (22), a Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania por meio do Departamento Estadual de Defesa Civil vai lançar o livro Comunicação em Desastres – a atuação da imprensa e o papel da assessoria governamental, das jornalistas Ana Paula de Assis Zenatti e Soledad Yaconi Urrutia de Sousa.  A solenidade de lançamento acontece às 18h30, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Assembleia Legislativa.

Dividido em quatro capítulos, o livro traz no primeiro capítulo os temas: a imprensa e os desastres; a arte da comunicação, a imprensa no Brasil e sua atuação em desastres. Na sequência, o capitulo 2, aborda o papel da imprensa na divulgação de informações e o tratamento da informação durante os desastres e como cada meio de comunicação trabalha. No terceiro capítulo, as autoras falam da atuação da assessoria governamental e o seu trabalho durante os desastres. Também trazem informações sobre a importância da comunicação preventiva, plano de comunicação, ferramentas e planejamento estratégico.

O último capítulo é focado no desastre de 2008 e compreende as ações da assessoria governamental (antes, durante e pós-desastre). O livro traz ainda um glossário de Defesa Civil e o prefácio do jornalista Moacir Pereira.

Os livros serão distribuídos gratuitamente no dia do lançamento. Foram impressos 1.000 exemplares. A obra é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Departamento Estadual de Defesa Civil e do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – Ceped/UFSC, e conta com o apoio da Associação Catarinense de Imprensa.

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e 4009.9885 e-mail: defesacivilsc@gmail.com

Secretaria Executiva de Justiça e Cidadania