Defesa Civil monitora região de Taió e informa último relatório das chuvas me SC, às 10h30

O Departamento Estadual de Defesa Civil – DEDC informa situação das chuvas em SC, conforme último relatório desta terça-feira, 27, às 10h30. Até o momento, 51 municípios foram atingidos pelas enxurradas e 22 decretaram situação de emergência: Anchieta, Bela Vista do Toldo, Caçador, Concórdia, Dona Emma, Lebon Régis, Matos Costa, Nova Itaberaba, Penha, Presidente Castelo Branco, Rios das Antas, Rio do Campo, Timbó Grande, Xavantina, Itaiópolis, São José do Cedro, Santa Terezinha, Taió, Palma Sola, Apiúna, Princesa e Barra do Sul.

Ao todo, 5.131 desalojados e 581 desabrigados. O número de afetados em Santa Catarina pelas fortes chuvas é de mais de 138 mil pessoas. As residências atingidas chegam a 1.634.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Emerson Neri Emerim, a situação mais preocupante é a região de Taió, em razão de a barragem estar a 1,15m acima do nível. A Defesa Civil SC monitora as barragens de José Boiteux, Ituporanga e Taió, juntamente com o gerente de Obras Hidráulicas e Barragens do Departamento de Infraestrutura (Deinfra), engenheiro Guilherme Rodolfo Bresciani. “Taió e Rio do Oeste já enfrentam alagamentos desde a noite de ontem (26), várias famílias foram retiradas do local, inclusive com seus pertences (móveis e eletrodomésticos). Esta situação deve se estender durante todo o dia de hoje (27)”, informou Emerim. “A barragem de Ituporanga está com as comportas fechadas, mas para preservar a segurança da barragem estuda-se a possibilidade de abrir pelo menos um delas”, continua.

As Defesas Civis dos municípios atingidos permanecem em alerta até que os níveis das três barragens voltem ao normal.

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e 4009.9885 e-mail: defesacivilsc@gmail.com / Internet: http://twitter.com/defesacivilsc
http://www.defesacivil.sc.gov.br