Defesa Civil Municipal cria programa Encosta Legal e atinge escolas de Jaraguá do Sul

A Secretaria de Defesa Civil de Jaraguá do Sul iniciou no mês de outubro, na Escola Professora Gertrudes Steilein Milbratz (Rio da Luz), uma campanha de conscientização ambiental, em forma de teatro, que pretende atingir, até o ano de 2011, todos os alunos do Ensino Fundamental das redes pública e particular de ensino do município.

O objetivo das apresentações é mostrar o papel da Defesa Civil e orientar crianças e adolescentes quanto à preservação de rios e suas margens, solo, encostas e árvores, além de passar instruções de procedimentos no momento de desastres naturais ou motivados por ação humana. Nos locais onde a peça vem sendo apresentada, integrantes da Defesa Civil jaraguaense distribuem as cinco cartilhas da “Série Nossa Segurança”, produzidas pela Defesa Civil de Santa Catarina. As publicações abrangem conceitos gerais da Defesa Civil, transporte de produtos perigosos, prevenção, comunicação e tempestades.

O número teatral “Heróis de Verdade”, do projeto Encosta Legal, foi montado pela educadora física Luciana Lima da Costa e tem como integrantes estudantes das escolas Professora Gertrudes Steilein Milbratz e da Atayde Machado (Czerniewicz). Durante 20 minutos de apresentação, a peça deixa várias mensagens para a plateia, entre elas, o zelo que a população deve ter com os telefones públicos, devido à importância da comunicação em momentos emergenciais; as maneiras e as fontes para se manter informado das ações de prevenção e de respostas a desastres; prejuízos do trote telefônico para a eficiência dos serviços prestados pela Defesa Civil; malefícios do lixo e do esgoto jogados nos rios; construções em áreas de risco; entre outros assuntos. Os temas são abordados através de diálogos entre personagens, música e de painéis fotográficos com imagens das enchentes, destruição de veículos e residências e deslizamentos de terra ocorridos em novembro de 2008 em Jaraguá do Sul.

“Pretendemos, com essa campanha, fazer com que as crianças pensem diferente dos adultos de hoje no que se refere à ocupação do planeta. Nosso objetivo é que esses estudantes sejam multiplicadores de novas condutas, brilhantemente apresentadas nessa peça teatral. Acreditamos que os alunos levarão essas mensagens para seus pais, colaborando para a formação de uma sociedade mais consciente e cidadã”, explica o coordenador da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Jair Alquini.

Texto: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Jaraguá do Sul