Defesa Civil orienta sobre os cuidados no período de enchente

Como a prioridade para a Secretaria Estadual de Defesa Civil é auxiliar e dar segurança para as comunidades que foram atingidas pelas chuvas que atingiram o Estado na última semana, o órgão solicita alguns cuidados essenciais nas áreas de risco e alagamentos. Segundo recomendações da Defesa Civil, não se deve usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito. Também não se deve deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose.

Após as inundações – Enterre animais mortos e limpe os escombros e lama deixados pela inundação; lave e desinfete os objetos que tiveram contato com as águas da enchente; retire todo o lixo da casa e do quintal e o coloque para a limpeza pública; veja se sua casa não corre o risco de desabar; raspe toda a lama e o lixo do chão, das paredes, dos móveis e utensílios. Cuidado com aranhas, cobras e ratos, ao movimentar objetos, móveis e utensílios. Tenha cuidado com cobras e outros animais venenosos, pois eles procuram refúgio em lugares secos.

Cuidados com a água – Nunca beba água de enchente ou inundação; não beba água ou coma alimentos que estavam em contato com as águas da inundação. Água para consumo humano: pode ser fervida ou tratada com água sanitária, na proporção de duas gotas de água sanitária para um litro de água ou tratada com hipoclorito de sódio, na proporção de uma gota de hipoclorito para um litro de água. Nos dois casos, deixar em repouso por 30 minutos para desinfetar. A água para limpeza e desinfecção das casas, prédios ou rua deve ter a seguinte dosagem: um litro de hipoclorito de sódio para 20 litros de água ou um litro de água sanitária para cinco litros de água. Ferva a água ou use uma gota de hipoclorito para um litro de água; lave os alimentos com água e hipoclorito.