Defesa Civil reforça a necessidade de economia de recursos hídricos

Até o momento o Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), realizou o repasse de equipamentos e itens de assistência humanitária para 68 municípios afetados pela estiagem. Nas últimas semanas o trabalho foi intensificado com a entrega de reservatórios de água e kits de transporte de água limpa, que é composto por motobomba, mangueiras, cintas de amarração. O sistema é instalado em caminhões já disponíveis nas prefeituras barateando e agilizando a resposta.

No total foram repassados 67 kits de água limpa, 714 reservatórios para a ampliação da capacidade hídrica e 261 fardos de água mineral. Esta ação representa um investimento na ordem de R$ 2.418.173,56.

Nos últimos meses a situação de estiagem foi reduzida com o aumento dos índices pluviométricos, mas segundo o último Boletim Hidrológico Integrado divulgado pelo Governo do Estado a situação pode intensificar novamente. A previsão climática para o próximo trimestre indica um período mais seco em relação aos últimos meses com chuva dentro a abaixo da média. Os dados apontam que no mês de março a chuva ainda deve ser mais frequente e bem distribuída. Por outro lado, em abril e maio a chuva será mais escassa e com mais períodos sem registro de precipitação.

Entrega de reservatórios para o município de Abelardo Luz. Foto: Divulgação

O Chefe da DCSC, David Christian Busarello, reforça que devido à permanência da intensidade da seca hidrológica sobre o Estado é necessário o monitoramento contínuo. “As medidas de economia de recursos hídricos devem ser mantidas para reduzir os impactos da estiagem aos prestadores de serviços neste momento. Da mesma forma, a população deve continuar com o uso racional e consciente da água”, completou.

Apoio Contínuo

De forma preventiva e de resposta o Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina, permanece fornecendo três formas de ajuda direta aos municípios. A ampliação da capacidade de reservação para abastecimento humano com reservatórios de 5, 10, 15 e 20 mil litros, água potável envasada em situações onde o abastecimento urbano foi interrompido e o kit de transporte de água.

Já com o apoio do Governo Federal podem ser disponibilizados recursos para a compra de óleo Diesel para os veículos que realizam o transporte de água e cestas básicas para os municípios com decreto de estiagem reconhecidos em 2021.

A DCSC também presta o apoio técnico as defesas civis, através das coordenadorias regionais, para a avaliação da situação, na construção de planos de contingência e, no caso de necessidade, na Homologação de situações de emergência.