Defesa Civil vai em busca de recursos em Brasília para Lages

20141102 113026

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC.

Com o Plano de Trabalho de Reabilitação/Reconstrução de Lages em mãos, o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli viajou à Brasília. O documento é provido do pedido de R$ 3 milhões. Os recursos serão alocados na reabilitação e reconstrução do município de Lages. Os investimentos serão disponibilizados para complementar o que os Entes Estado e Município já aplicaram. Os valores serão destinados a recuperação de prédios públicos danificados pela queda de granizo (saraiva), registrado no dia 13 de outubro, na Região Serrana de Santa Catarina.

Segundo relatório da Defesa Civil de Santa Catarina, 33 unidades de saúde, das quais 18 estão a cargo do município. As outras 15 devem ser recuperadas com recursos federais, com valor estimado é de R$ 553 mil. Também foram danificadas 39 unidades de ensino. Dessas nove serão reconstruídas com recursos municipais e o restante com aporte financeiro do Governo Federal. A previsão de gasto é de mais de R$ 1,3 milhões. Além disso, 36 estruturas de uso comunitário foram destruídas pela chuva de granizo.  Do volume, quatro devem ser restabelecidas com dinheiro público federal e o restante pela prefeitura. A remoção de todo esse material e destinação, a Defesa Civil estima que sejam necessários R$ 800 mil

O montante será aplicado na limpeza e retirada de aproximadamente seis mil toneladas de resíduos de fibrocimento. O cálculo foi feito com base no volume de telhas distribuídas pela Defesa Civil aos munícipes.  A ação faz parte de um Temro de Ajustamento de Conduta, entre Ministério Público de Santa Catarina, Fatma e Prefeitura de Lages.