Departamento Estadual de Defesa Civil coordena Curso de Gestão Integrada de Riscos em Rio do Sul.

O Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc), representado pelo major Emerson Neri Emerim, em parceria com a OFDA/USAID, escritório americano de capacitação técnica para redução de desastres no Brasil, representado pelo professor Antônio Pinheiro, e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Rio do Sul, representada pelo coordenador Aléssio Leontino Pereira, proporcionaram durante o dia 18 de setembro de 2008, no município de Rio Do Sul, o curso de Gestão Integrada de Riscos para representantes de vários órgãos integrantes do Sistema Municipal de Defesa Civil de Rio do Sul.

Na oportunidade, o professor Pinheiro ministrou o curso para 25 representantes locais da Polícia Militar Catarinense, Bombeiros Militares, Polícia Rodoviária Estadual, CASAN, CELESC, Secretarias Municipais da Saúde, Educação, Meio Ambiente, Planejamento, Agricultura, Assistência Social, Departamento de Patrimônio, Departamento de Trânsito, Guarda Municipal e para a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

A oficina trabalhada durante todo o dia foi considerada um sucesso pelos participantes e pelo instrutor, havendo a participação e interação de todos  nos assuntos tratados, dando uma visão nova sobre gestão de riscos para os atores que efetivamente tomarão a frente nas ações proativas e reativas de Defesa Civil no município e região.

Um segundo encontro, em data a ser definida, para tratar da Construção do Cenário de Risco do município, com os mesmos representantes e outros que se julgar necessário, deve ser marcado em outubro deste ano.