Duas cidades decretaram situação de emergência por conta de ventos fortes e granizo em SC

1480729 1427199960830815 1442441178 n

Foto: Defesa Civil Taió

Foi decretada oficialmente na tarde desta sexta-feira (29), situação de emergência no município de Taió. O ofício foi  enviado à Secretaria Estadual de Defesa Civil nesta tarde após a queda de granizo que atingiu a cidade na noite desta quinta-feira, (28).

As localidades de Ribeirão Palmital, Alto Palmital, Alto Ribeirão do Salto, Atrás da Serra e Bugiu de Cima foram  as mais atingidas pelo granizo e registraram perdas significativas. Na localidade de Braço da Ilha prejuízos na agricultura também foram apontados. A estimativa da prefeitura municipal é de que 70% das plantações de milho, fumo e feijão tenham sido perdidas e 450 pessoas diretamente afetadas. O levantamento da Defesa Civil identificou 150 residências afetadas, 50 famílias desalojadas e também animais mortos. Todas as residências vistoriadas tiveram 90% do seu telhado destruído, além da perda de colchões, alimentos e eletro domésticos.

Já no município de Campo Êre, além do granizo, as fortes chuvas e o vendaval que passou pela cidade tamb’em nesta quinta-feira (28) prejudicaram muitas famílias. O prefeito decretou situação de emergência. Por conta disso, 40% em  danos significativos foram apontados nas áreas urbana e rural. Cerca de 100 casas foram destelhadas e 160 ficaram alagadas.

Os municípios de São Lourenço do Oeste, São Bernardino, Galvão, Jupiá e Novo Horizonte também foram afetados pelas chuvas intensas, mas não encaminharam pedido de decretação de situação de emergência para a Secretaria de Estado da Defesa Civil.

( Atualizado: 17:40 – 29/11/2013)