Entra em funcionamento o CIGERD de Blumenau.

Na noite desta quinta-feira (08) o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, realizou a entrega do Centro Regional de Gerenciamento de Desastres em Blumenau. A parceria com o Sistema FIESC/SESI, que disponibilizou o local para a construção, possibilitou o projeto.

A Nova estrutura foi construída com nove módulos de ferro galvanizado e possui cerca de 160 metros quadrados. O local é auto-suficiente capaz permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Possui equipamentos modernos, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. No total foram investidos cerca de R$ 853.082,57.

“É um orgulho para o município este equipamento que permite a convergência de todos os meios do Estado a favor da população”, comentou o prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes. Segundo ele, quanto mais sinergia entre os órgãos o resultado será melhor para a comunidade.

Já o Secretário de Estado da Defesa Civil Rodrigo Moratelli destacou que hoje foi um momento impar. “Estamos colocando em prática o projeto mais audacioso da Defesa Civil no Brasil. Queremos prover o Estado com uma política pública voltada para a população”, ressaltou.

Moratelli completou dizendo que a entrega do CIGERD Regional representa uma resposta mais rápida para a população. “O objetivo é interligar todo o Estado. Em Florianópolis estamos finalizando o  Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, onde a Defesa Civil irá trabalhar de forma integrada com as outras secretarias facilitando e direcionando as ações em crises”, finalizou.

O CIGERD Regional de Blumenau atende os 14 municípios da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi). São eles: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rodeio, Rio dos Cedros e Timbó.  No total 20 centros no mesmo modelo estão sendo estrategicamente distribuídos no Estado.