Epagri/Ciram divulga balanço de eventos adversos na primavera deste ano

A Epagri/Ciram divulgou nesta quinta-feira (15) um balanço das chuvas desta primavera, entre os meses de setembro e outubro. Conforme o relatório, a estação segue chuvosa, com mais dias nublados e com frequência de eventos extremos, tais como os temporais com ventos fortes de mais de 100km/h e granizo, além dos três tornados que foram registrados no início de setembro no Oeste e Meio-oeste.

O tornado mais intenso foi em Guaraciaba, no Extremo-oeste, o qual resultou em quatro mortes e destruição de quase 70% do município. Em setembro, ao todo, foram registrados seis episódios de fortes temporais, que atingiram boa parte do Estado, e dois casos de alagamentos, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com enchente na região de Araranguá entre os dias 11 e 12.

“Em Outubro, o padrão atmosférico não tem sido muito diferente, mas em relação a setembro, os sistemas meteorológicos, de uma forma geral, estão menos intensos”, diz o balanço. Desde o início de mês, há registro de dois eventos que resultaram em problemas para SC: ventos fortes no Oeste e Litoral Sul, entre 70 e 90km/h no dia 5, com destelhamento e queda de energia elétrica; e um segundo no dia 14, com temporais associados a ventos de mais de 100km/h e granizo no Meio-oeste. Mais detalhes, podem ser acessados pelo site www.ciram.com.br

Granizo – Na noite da última quarta-feira (14), em Curitibanos, cerca de 3,5 mil pessoas foram afetadas por vendaval e chuva de granizo, sendo que 850 casas foram destelhadas e 154 pessoas estão desabrigadas. Já foram destinadas à população do município 650 cestas básicas, 15 mil telhas de fibrocimento, 650 cobertores, 650 lençóis, 650 fronhas e travesseiros, 650 toalhas, 650 kits de limpeza e outros 650 de higiene pessoal. Mais de 25 mil metros quadrados de lona também foram distribuídos.

Em Campos Novos, quatro bairros foram afetados: Conjunto Habitacional Integração, Nossa Senhora Aparecida, Senhor Bom Jesus e Centro e 235 casas foram destelhadas. Cerca de 300 pessoas estão desalojadas e mais de mil foram afetadas. A Defesa Civil já liberou 450 cestas básicas ao município, 3 mil telhas, além de roupas de camas. Na zona rural de Campos Novos, o maior prejuízo foi na agricultura, assim como em Vargem, nas localidades de Didomênico e Marondin. Lá, há 60 desalojados, 140 afetados e cerca de 40 residências atingidas. Em Caçador, o vendaval e o granizo destelharam cerca de 20 casas.