Especialistas, autoridades e estudantes relembram tragédia de 1974 em Tubarão

 dsc05906

Na tarde de quinta-feira (24), a Defesa Civil de Tubarão realizou o III Seminário sobre a Enchente de 1974 – memória, prevenção e reação eficiente. O evento reuniu mais de 50 participantes entre autoridades, especialistas, estudantes e comunidade. O diretor da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves foi um dos palestrantes do Seminário. Geraldo Althoff, futuro secretário de Estado de Defesa Civil também participou da abertura do evento, no auditório da Amurel.

 

O diretor da Defesa Civil Estadual apresentou o trailer do documentário “Águas Mortais”, gravado em Santa Catarina em 2010 e que foi lançado neste ano pela Discovery Channel. Márcio Alves também falou da nova estrutura de defesa civil no Estado, que transforma em Secretaria de Estado o atual Departamento.

Na programação palestras como: últimos eventos pluviométricos e fluviométricos na bacia do Rio Tubarão; apresentação do núcleo de pesquisas da Unisul sobre Desastres Naturais; estruturação e ações de prevenções da Defesa Civil de Tubarão; Experiência do plano de prevenção e mitigação da bacia hidrográfica do Rio Itajaí; Gestão de bacias hidrográficas, aspectos institucionais e legislação estadual e federal entre outros temas.  

 dsc05922

Organizado em parceria entre a prefeitura de Tubarão, por meio da Defesa Civil, Câmara de Vereadores de Tubarão, Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Tubarão (AREA-TB) e Conselho Municipal de Segurança (Conseg), o evento já faz parte do calendário de eventos da cidade e todo o ano gera resultados positivos. “A estruturação da Defesa Civil de Tubarão, que começou a ser planejada no primeiro evento, e a criação do Núcleo de Gestão de Risco, coordenado pela Unisul, são resultados diretos das edições anteriores do seminário”, comentou o coordenador da Defesa Civil, José Luiz Tancredo.

O prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini ressaltou que desde que assumiu a gestão do município vem tratando as questões de prevenção como prioridade. “Sabemos da importância de prevenir, pois depois que o desastre acontece, as consequências, algumas vezes irreparáveis. Por isso, luto para deixar a Defesa Civil cada vez mais estruturada, pois sei o quanto uma equipe preparada pode fazer a diferença em uma situação de emergência”, afirmou.

Fonte: Assessoria de imprensa/Prefeitura de Tubarão