Governo do Estado, através da Defesa Civil, entrega mais duas pontes

Kit finalizado na localidade de Lageado, em Pouso Redondo. Foto: COREDEC Taió.

O Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), finalizou nesta quarta-feira (15) a montagem de mais dois kits de transposição de obstáculos. As estruturas de 11 metros de comprimento foram instaladas no município de Pouso Redondo, nas localidades de Lageado e Alto Paleta. Os kits substituíram pontes precárias de madeira que foram danificadas durante uma forte enxurrada.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal, que ficou encarregada da construção das cabeceiras, e a DCSC que realizou o transporte e montagem dos kits. No total foram investidos pela DCSC, nas estruturas pré-moldadas, R$ 130.772,21.

A iniciativa vai beneficiar diretamente os moradores da localidade garantindo mais segurança na trafegabilidade e no escoamento da produção agrícola. O projeto também tem o cunho preventivo já que prevê a montagem dos kits acima da cota de inundação e com dimensões que ampliam a capacidade de escoamento dos rios.

“São estruturas altamente resistentes e com grande capacidade de carga”, ressaltou o chefe da DCSC, David Busarello. Segundo ele, após a construção das cabeceiras a DCSC consegue finalizar o kit de transposição em menos de três horas. “A Cada dia buscamos mais alternativas para apoiar os municípios atingidos por eventos extremos e para promover ações de prevenção. O nosso foco é fazer que nosso Estado seja cada vez mais resiliente”, finalizou.

Apenas este ano já foram entregues 15 kits de transposição de obstáculos o que representa um investimento de R$ 990.300,76.

Estrutura montada na comunidade Alto Paleta. Foto: COREDEC Taió