Governo do Estado atua no apoio aos municípios atingidos pelas tempestades

Carregamento de colchões e kits de acomodação para as famílias atingidas. Foto: Flavio Jr DCSC.

O Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), atua de forma intensa apoiando os municípios atingidos pelas fortes tempestades desta semana. O trabalho de levantamento foi agilizado com a orientação dos coordenadores regionais da DCSC e com isso foi possível a liberação de itens de ajuda humanitária ainda na quarta-feira (09). No total 21 municípios relataram ocorrências que vão desde alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e muros. Os municípios de Canelinha, Balneário Gaivota, Pescaria Brava e Imaruí decretaram situação de emergência. Já Brusque e Camboriú devem publicar o decreto nesta quinta-feira (10).

Foi necessária a abertura de quatro abrigos municipais. As informações repassadas até o momento apontam que em Camboriú 200 pessoas foram retiradas das residências e 17 pessoas estão no abrigo. Já em Canelinha 146 pessoas permanecem abrigadas na Escola Professora Maria de Lourdes Nicolau Zimermam. Abrigos também foram ativados em Laguna e Brusque. “Mobilizamos sete coordenadorias Regionais da DCSC para prestar todo o apoio necessário aos municípios”, comentou o chefe da DCSC David Busarello. Segundo ele, a ação conjunta dos órgãos do Governo do Estado está resultando em uma resposta rápida. Busarello está percorrendo os municípios que registraram ocorrências para agilizar a chegada de suporte.

Já foram disponibilizados, para os municípios de Brusque, Balneário Gaivota, Canelinha, Pescaria Brava e Laguna, cinco rolos de lona, 190 cestas básicas para sete dias, 166 colchões, 166 kits de acomodação, 40 kits de higiene pessoal e 190 kits de limpeza. A quantidade de itens liberados deve aumentar nas próximas horas em função do município de Canelinha que ainda não finalizou o levantamento, mesmo assim a DCSC já está mobilizada e preparando os itens de assistência humanitária para serem enviados.

Confira o relatório de ocorrências e atendimento na íntegra:

ícone

Relatório 0028/21 3.01 MB 259 downloads

Relatório 28/21 Atendimento aos municípios atingidos pelas tempestades. ...

Kits de limpeza prontos para a entrega nos municípios atingidos. Foto Divulgação.