Iniciam preparativos para simulado

Nesta segunda-feira (26) foi realizada a primeira reunião na Secretaria de Estado da Defesa Civil para organização do grande exercício simulado. O treinamento está sendo organizado pelo Exército Brasileiro, através da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, e pela Defesa Civil de SC.  O evento ocorre entre os dias 14 e 18 de maio, nos municípios de Blumenau, Gaspar, Itajaí e Pomerode, e vai contar com a participação das defesas civis municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e SAMU.

IMG 53811

“Temos toda uma estratégia para o simulado que será realizado no Vale do Itajaí principalmente para mostrar toda a evolução do trabalho que as defesas civis municipais, do Estado e também do Governo Federal, através do Ministério da Defesa e Exército tem nos últimos 10 anos”, explicou o Secretario de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli. Segundo ele, esse trabalho visa mostrar par a sociedade e também para própria equipe como o Estado está organizado para passar por um período crítico que vai desde a emissão de alerta, a fase de assistência humanitária, gestão do próprio desastre e até a reabilitação onde cessa o simulado. Da mesma forma colocar em operação toda a nova estrutura de gerenciamento de crises e desastres de Santa Catarina “Com isso no final destes quatro dias vamos poder analisar perfeitamente como está nosso planejamento e nosso plano de ação coordenada”, completou. Ao final da operação, no dia 18 de maio, está prevista  na sexta feira com a entrega do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (CIGERD).

A reunião realizada hoje foi estratégica para que as defesas municipais tomassem o conhecimento e aderissem ao simulado. No treinamento ações colocadas em práticas nos municípios serão coordenadas pelas defesas civis municipais. “Vamos botar em prática o plano de ação coordenada e o plano de contingência municipal, em seguida com as ações respectivas do Estado para atuar nos municípios junto com as comunidades afetadas no simulado e ao Governo Federal, no qual o Exército Brasileiro vai participar a exemplo de 2008”, finalizou Moratelli.