Municípios recebem orientação para elaborar os planos de trabalho de reconstrução e reabilitação

WhatsApp Image 2018-01-29 at 18.38.08

Foto: Cleiton Ferrasso

Os municípios que tiveram prejuízos com a chuva dos últimos dias receberam orientação para elaborar os planos de trabalho de reconstrução e reabilitação. O encontro ocorreu no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Florianópolis, nesta segunda-feira, 29. Técnicos da Defesa Civil Estadual e Nacional auxiliaram nas atividades.

Na parte da manhã, os prefeitos de Sangão, Gaspar, Blumenau, Penha, Porto Belo, Presidente Getúlio, São Francisco do Sul, Vargem, Itapema e Bom retiro participaram de uma reunião com o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, em Florianópolis. Já no Centro Regional de Xanxerê, os prefeitos de Coronel Martins, Galvão e Marema participaram via vídeoconferência. o secretário Nacional de Defesa Civil, Renato Newton Ramlow e equipe conversou por meio de vídeoconferência. Os deputados João Paulo Kleinübing, a deputada estadual Dirce Heiderscheidt e o senador Dalírio Beber também estiveram presentes.

O Diretor de Reabilitação e Reconstrução, Anderson Ciotta, explica que esta fase serve para que  o município consiga submeter planos de trabalho visando à captação de recursos junto ao Governo Federal, a fim de minimizar os prejuízos causados pelas chuvas. “Os municípios estão com os processos de homologação e reconhecimento da situação de emergência em trâmitação. Nesse período, os municípios podem, com o auxílio da Secretaria de Estado da Defesa Civil, iniciar a elaboração dos planos de trabalho, que são direcionados aos trabalhos de restabelecimento, que são paliativos; ou reconstrução, que são obras de caráter definitivo “, comenta.