Operações de fiscalização buscam reduzir acidentes no transporte de produtos perigosos

Após dois dias de trabalhos intensos em operações de fiscalização do transporte de produtos perigosos (PP), nos municípios de Lebon Régis e Ponte Alta, 104 veículos foram vistoriados e 74 autuações emitidas. As ações foram resultado da parceria da DCSC, defesas civis municipais, Conselho Regional de Química (CRQ), Polícia Militar Rodoviária, Polícia Rodoviária Federal, Instituto do Meio Ambiente e Agência Nacional de Transportes Terrestres.

A ação, realizada entre os dias 24 e 25 de agosto, faz parte do “Programa  Estadual  de  Controle  do  Transporte  Rodoviário  de  Produtos Perigosos” e objetivo é o aperfeiçoamento  das  condições  de  transporte  de  produtos  perigosos,  através  de medidas de prevenção, fiscalização e atendimento de emergências.

“Com a intensificação das fiscalizações de PP, temos notado uma redução significativa tanto no número de acidente envolvendo veículos transportando PP, como também os veículos vistoriados estão se enquadrando nas normas de segurança no transporte de PP”, comentou o chefe da Seção de Produtos Perigosos da DCSC, Cel. PMSC Renato Silva. De acordo com ele, os resultados alcançados pelas operações de fiscalização são fruto da parceria entre os órgãos e entidades que integram Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE-P2R2).