Pequenos tremores de terra em Jaraguá do Sul não têm relação com terremotos

Alguns moradores dos bairros Santa Luzia, Ribeirão Grande do Norte, Rio Molha e Santo Antônio ligaram nos últimos dias para a Prefeitura de Jaraguá do Sul e para órgãos de comunicação querendo saber informações sobre pequenos tremores de terra que estão ocorrendo nessas localidades. Em alguns casos, munícipes chegaram, até, a associar tais eventos a terremotos ocorridos recentemente em países próximos ao Brasil.

Segundo o consultor técnico da prefeitura, geólogo Normando Zitta, “a população pode ficar tranquila, pois não há nenhuma relação dos pequenos tremores registrados aqui com os terremotos do Haiti, do Chile, ou de qualquer outro país. O que está havendo é apenas acomodação do solo. Devido às chuvas, há encharcamento e consequente deslizamentos nas áreas de encostas e adensamentos de terra nas áreas planas. Essas variações podem causar trincas tanto no solo como nas edificações". Normando cita uma consulta realizada nesta manhã de segunda-feira (29) ao Observatório Sismológico Nacional, em Brasília, que informou da ausência de qualquer registro de abalos sísmicos na região em 2010.

“Esse processo de adensamento do solo é potencializado pela variação do nível de água subterrânea (lençol freático) que pode provocar trincas tanto em terrenos como em edificações. Esse inchamento e contração do solo pode provocar pequenos tremores localizados, salienta Normando”.

O diretor de Reconstrução e membro da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Ronis Roberto Bosse, orienta para que a população continue atenta nesses dias de chuvas constantes. “Solicitamos que a Defesa Civil seja acionada pelo telefone 199 em casos de deslizamentos de terra, movimentação de rochas, inclinação de árvores e trincas de solo e de edificações”.

Fonte: Assessoria imprensa Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul