Secretaria da Saúde e SDR Brusque distribuem hipoclorito de sódio aos municípios afetados

A Gerência de Saúde da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque recebeu, nesta terça-feira (13), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 300 caixas de hipoclorito de sódio a 2,5%. O produto, que é utilizado para limpeza e desinfecção de caixas da água, será encaminhado às Vigilâncias Sanitárias dos oito municípios que compõem a SDR.

Fonte: SDR Brusque

O hipoclorito de sódio é repassado mensalmente pela SES. Com as enchentes, a gerência de Saúde solicitou um aumento significativo na quantidade enviada. Devido ao ocorrido, é preciso que seja realizada a limpeza dos locais afetados para que não haja a proliferação de doenças.

Limpeza de caixas d´água – Para limpeza e desinfecção da caixa d’água é necessário o uso de botas e luvas. O primeiro passo é fechar o registro de entrada da água do reservatório. Em seguida, esvazie a caixa abrindo as torneiras e dando descargas. Quando a caixa estiver quase vazia, feche a saída de água para que a sujeira não desça pelo cano e utilize a água que restou para a limpeza.

Esfregue as paredes e o fundo da caixa utilizando panos, escova macia ou esponja. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos. Retire a água suja que restou da limpeza com baldes e panos, deixando a caixa totalmente limpa.

Deixe entrar água na caixa até encher e acrescente um litro de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada mil litros de água. Use água sanitária somente na ausência total do hipoclorito, na mesma proporção dele. Aguarde por duas horas a desinfecção do reservatório. Esvazie a caixa. Esta água servirá para limpeza e desinfecção das canalizações.

Tampe sempre a caixa d’água para que não entrem pequenos animais e insetos. Além disso, é preciso anotar a data da limpeza do lado de fora da caixa. Finalmente abra o registro de entrada da água. Esta água já pode ser usada se liberada para consumo humano.

Consumo humano – Em casos de água turva, ferva a água por 15 a 30 minutos. Deixe a água esfriar, acrescente o hipoclorito de sódio a 2,5% na quantidade de quatro gotas para cada litro de água e aguarde 30 minutos antes de consumi-la.

Nos casos de água límpida mas de fonte desconhecida, proceda a fervura e adicione duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água. Aguarde 30 minutos antes de consumi-la.
Maiores informações podem ser obtidas através das Vigilâncias Sanitárias municipais ou no site da Secretaria de Estado da Saúde (www.saude .sc.gov.br).