Secretário da Defesa Civil está no Extremo-Oeste acompanhando comitiva do governo

O governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira e todo secretariado, dão continuidade nesta quarta-feira (29) às visitas do programa “Governar o Governo”, no Extremo-Oeste, contemplando as regiões de Dionísio Cerqueira e São Lourenço do Oeste. O secretário de Estado da Defesa Civil Geraldo César Althoff acompanha a comitiva pela região e realiza reuniões com prefeitos e coordenadores municipais de defesa civil.

Na regional de Dionísio Cerqueira, segundo dia do roteiro, Althoff visita os municípios de Guarujá do Sul, Dionísio Cerqueira e Palma Sola. Em São Lourenço do Oeste, o secretário tem reuniões em Galvão, município atingido por vendaval no dia 21 de junho e que deixou 100 desalojados, 12 desabrigados, 200 casas atingidas e 800 afetados.  E na sequência, Althoff visita a cidade de São Lourenço do Oeste.

O encerramento das atividades será às 19h10, no CTG – Centro de Tradições Gaúchas Amizade Sem Fronteiras. Lá, acontece a reunião de encerramento dos trabalhos, com a participação da equipe de governo, deputados, representantes dos órgãos de governo, prefeitos, vereadores, lideranças e servidores públicos.

Primeiro dia de trabalhos
A comitiva está na região desde terça-feira (28). Os trabalhos iniciaram pelas Secretarias de Desenvolvimento Regional de Itapiranga e São Miguel do Oeste. Na região, o secretário visitou os municípios de São Miguel do Oeste, Descanso, Belmonte, Iporã do Oeste e Itapiranga, e também conversou com prefeitos e coordenadores municipais de defesa civil.

Últimos 10 anos
Nos últimos 10 anos, nas quatro SDRs Itapiranga, São Miguel do Oeste e São Lourenço d’Oeste, foram 201 decretos de Situação de Emergência (SE) e 01 de Estado de Calamidade Pública (ECP), que foi Guaraciaba devido ao tornado em 2009. Números de decretos por região:

SDR Dionísio Cerqueira: 66 decretos
SDR São Miguel do Oeste: 52 SE e 01 ECP
SDR São Lourenço d’Oeste: 51 decretos
SDR Itapiranga: 32 decretos

Os números de decretos por eventos são: 125 por estiagem; 25 por vendaval; 22 por enxurrada; 17 por granizo; dois por enchente, um por tornado, um por geada e um por desemprego generalizado (suinocultura).

Informações adicionais:
Fabiane Pickusch Costa