Secretário de Defesa Civil visita as SDRs para formalizar a ativação das 13 coordenadorias regionais

O secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, iniciou as visitas nas 13 secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) que terão as coordenadorias regionais de Defesa Civil a partir deste mês de janeiro. Nesta quarta-feira (18), Althoff esteve na SDR Joinville pela manhã, e à tarde na SDR Itajaí. “Estou visitando às secretarias para formalizar a ativação da Coordenadoria Regional de Defesa Civil e para esclarecer como acontecerá a atuação desses profissionais na região de abrangência”, disse Althoff.

Em 13 de dezembro de 2011, o governador Raimundo Colombo assinou o decreto n° 728, que cria as 36 coordenadorias regionais de Defesa Civil (Coredecs) em Santa Catarina. No primeiro momento, 13 estão sendo ativadas, as outras 23 coordenadorias serão ativadas gradualmente a partir do segundo semestre. Os coordenadores regionais atuarão em todas as fases de defesa civil. “Eles desempenharão uma função que vai além da resposta aos desastres. Queremos uma atuação efetiva na prevenção e preparação dos municípios e suas comunidades, com a elaboração de mapeamentos de risco e planos de contingência, por exemplo; além de promover a cultura de prevenção de desastres nessas regiões”, frisou o secretário.

As visitas já ocorreram nas SDRs Tubarão, Chapecó e São Miguel do Oeste. Nesta semana ainda, Geraldo Althoff se reúne com os secretários regionais de Criciúma e Lages. E, na próxima semana, estará nas SDRs Florianópolis, Blumenau, Rio do Sul, Curitibanos, Joaçaba e Canoinhas.

Capacitação
A Secretaria de Estado da Defesa Civil prepara uma capacitação de 120 horas. Os ministrantes serão técnicos da própria secretaria e convidados. Serão seis módulos, sendo que o primeiro terá início no dia 30 de janeiro e tratará da estrutura de defesa civil. Entre os temas, estão: histórico da Defesa Civil no Estado, no país e no mundo; Normas Internacionais e Política Nacional de Defesa Civil; Sistema Nacional e Estadual; princípios e características básicas do Sistema de Comando em Operação (SCO); comunicação institucional; plano de ação para estiagem; entre outros. O primeiro módulo segue até o dia 5 de fevereiro.

Informações adicionais:
Fabiane Pickusch Costa