Secretário recebe a visita da Defesa Civil de Itajaí

dsc07390

O secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, recebeu na tarde de terça-feira (26), a visita do coordenador da defesa civil de Itajaí, Everlei Pereira, no gabinete. Acompanhou a visita, o secretário de Planejamento e Orçamento, João Omar Macagnan; e o assessor técnico da SDC, Luis Carlos Pacheco. A defesa civil municipal veio solicitar recursos à Secretaria Estadual para viabilizar obras de reconstrução em Itajaí.

Althoff, na ocasião, aproveitou para parabenizar a defesa civil da Prefeitura de Itajaí, pelo concurso público de agentes de defesa civil. “É esse o caminho. A visão do município em criar os cargos demonstra seriedade e compromisso da gestão na proteção e segurança de suas comunidades diante dos desastres” destacou o secretário estadual. A Secretaria de Estado da Defesa Civil apoia esta iniciativa em criar equipes efetivas na área e com isso, passam a constituir de forma ordeira a história da defesa civil local. “Se as equipes de defesa civil são trocadas a cada nova gestão, a memória vai sendo apagada. Por isso a importância dos cargos efetivos”, frisou Althoff.

De acordo com o coordenador de Itajaí, Everlei Pereira, até a presente data, quase 300 pessoas já se inscreveram para concorrer as 10 vagas de agentes de defesa civil. “Esta ação integra o trabalho de reestruturação da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil” disse.

Atualmente a defesa civil de Itajaí conta com seis integrantes, sendo um coordenador e três gerências. Entre as ações de destaque da instituição estão: a aquisição do sistema de telemetria para monitoramento dos rios e ribeirões; a criação do Plano Municipal de Redução de Riscos; Plano de Contingência e o programa de Defesa Civil na escola com a turma da Bibi.

Concurso Público
São 10 vagas e as inscrições devem ser feitas até as 15h do dia 8 de agosto através do site www.univali.br/concurso e custam R$ 80.00.

Os candidatos ao cargo de Agente de Defesa Civil devem ter ensino médio completo e carteira nacional de habilitação categorias AB ou B. A carga horária é de 12 horas de atividade por 36 horas de descanso estando disponível para atender aos pedidos emergenciais visando primar pela segurança da população.

Dentre as atribuições do Agente de Defesa Civil estão: atuar na promoção e defesa permanente contra desastres naturais; agir em resposta aos desastres, prevenindo ou minimizando os danos; socorrer e prestar assistência à população; e contribuir no desenvolvimento de projetos ligados à defesa civil. A remuneração é de R$ 1.365,38.

O edital completo pode ser acessado no site da Prefeitura de Itajaí www.itajai.sc.gov.br.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.

Coordenador de Defesa Civil de Itajaí: Everlei Pereira, tel. (47) 47 3346-7034 e email defesacivil@itajai.sc.gov.br.