Treinamento de Avaliação e Mapeamento de Risco de Blumenau finaliza nessa sexta-feira

IMG-20150225-WA0018

Fotos: Divulgação SDC/SC.

Finaliza nessa sexta-feira, 27, em Blumenau o Treinamento de Avaliação e Mapeamento de Risco de Blumenau. A Reunião do Grupo Operacional de Trabalho Conjunto, promovida pelos Ministérios das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos – Senapu e Integração Nacional, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – Sedec.

O trabalho desenvolvido tem como foco principal entender a metodologia japonesa para detectar as áreas de risco. O Secretário-Adjunto da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli participa das atividades, desde segunda-feira, 23 e salienta a importância de se conhecer cada terreno ou área em discussão. “Com isso podemos estabelecer um novo método comparado a outras metodologias e a realidade de relevo e ocupação brasileira,” disse.

O Governo de Santa Catarina desenvolve diversas ações em parcerias com instituições de ensino superior, como Udesc, Ufsc e dos Sistema Acafe para elaborar o Plano de Contingência de Santa Catarina, que serão aplicados diretamente em cada município. O Secretário de Estado, Milton Hobus destacou esta semana a importância dessas fermentas no combate a desastres naturais. “Através de um Sistema Integrado, pela internet, poderemos tomar decisões mais rápidas e salvar vidas de verdade, quando um evento se aproximar”, destacou.

A intenção é envolver diretamente a população local e a elaboração de um Plano Municipal de Redução de Risco. Moratelli reforça que isso só será possível com o auxílio dos municípios, mas há necessidade de apoio do Governo Federal também. “Para esse trabalho estamos buscando parceria técnica e de recursos com o Ministério das Cidades e Integração Nacional.” Concluiu.

Essa formação oferecida em Blumenau é primordial para que as iniciativas de Santa Catarina surtam efeitos positivos. Além desse fator, faz parte do conjunto de ações de Prevenção previsto para Santa Catarina. Tudo está inserido nos estudos feitos pela JICA.

No final do ano passado, dois profissionais da Defesa Civil de Santa Catarina participaram de uma capacitação no Japão. Este ano, dois representantes do Estado estarão efetivamente inseridos noutra formação. Um dos profissionais é o Secretário-Adjunto, que embarca em maio para o outro lado do mundo, buscar conhecimento que poderá ser aplicado em território Catarinense, como já tem sido feito nos últimos anos.

IMG-20150225-WA0003