Último dia do segundo Seminário Internacional movimentado

 

Além das palestras já realizadas pela parte da manhã do II Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil, as últimas palestras também contaram com grande participação. Entre os destaques do segundo dia do SIPDC 2018, David Proverbs – presidente do conselho de chefes do Ambiente Construído no Reino Unido, diretor da Faculdade de Computação, Engenharia e Meio Ambiente Construído na Universidade da Cidade de Birmingham, palestrou sobre “Gerenciamento de risco de inundação: apoiando a absorção de medidas de resilência de baixo custo”.

IMG 1531

O especialista comentou sobre a importância da atenção a todos os fatores de riscos de entrada de água nas residências, como materiais resistentes, escadarias, barreiras, casas elevadas, portas removíveis e sistemas de bombeamento, e ressaltou: “É preciso informar bem a comunidade sobre os riscos, deixar muito claro o que pode acontecer, já que a maioria da população ainda é resistente e não toma as medidas necessárias”.

Já durante a tarde, foram apresentados cases e experiências exitosas, além de quatro sessões temáticas e a última palestra internacional com o peruano Raul Salazar, chefe do Secretariado das Nações Unidas para a Redução de Riscos e Desastres nas Américas. Na sala 1 das sessões, Eymar Silva Sampaio Lopes, Francisco Henrique de Oliveira, Maria Silvia Pardi Lacruz e Manoel de Araújo Sousa Junior reuniram-se para apresentar “Geotecnologias Aplicadas à Gestão de Riscos e Desastres.

Na sessão 2, o professor do Departamento de Construção Civil da UFRJ, Marcos Barreto de Mendonça, completou a fala de Proverbs: “O campo de comunicação sobre os perigos deve estar sempre fortalecido junto à população”. Com o tema “Educação e Percepção de Risco Associado ao Movimento de Massa”, apontou ações necessárias a esse diálogo, como a troca de saberes entre técnicos e moradores, a aproximação entre moradores e instituições públicas, o empoderamento da população, que deve se sentir parte do processo de prevenção e a elaboração de planos mais resilientes.

Na sessão 3, o professor do Rio Grande do Sul, Ernani de Lima Nascimento, salientou a necessidade de capacitação das equipes de prevenção now casting – alertas de curtíssimo tempo , enquanto no último encontro temático, o professor português Francisco da Silva Costa – expert da União Europeia no Quadro Programa Horizonte 2020, apresentou cases, falou sobre a gestão de crise, ainda explanando sobre a ajuda da comunidade, assunto em pauta de todas as discussões sobre prevenção no seminário.