Xanxerê receberá simulado de enchente no próximo sábado

DSCN0922

Presidentes de Associações de moradores e lideranças comunitárias dos bairros Bortolon e Vila União de Xanxerê, participaram na última semana , de uma reunião com o Coordenador Regional de Defesa Civil Luciano Peri, e com o Coordenador Municipal de Defesa Civil do município de Xanxerê, João Antonio Duarte de Borba. A reunião teve o objetivo de esclarecer aos presentes como  irá acontecer o simulado programado para o próximo dia 07 de dezembro, e qual o envolvimento da comunidade neste evento – que será inédito em Xanxerê e o único que acontece em Santa Catarina.

Segundo o Coordenador Regional de Defesa Civil, a participação da comunidade neste evento simulado de evacuação da comunidade que mora nas proximidades do rio Xanxerê, nos bairros Bortolon e Vila União é de extrema relevância para que a simulação possa acontecer de forma que prepare a comunidade para uma possível situação de enfrentamento do desastre. “O engajamento da comunidade é de suma importância para a realização do evento onde, os lideres comunitários são fundamentais para a conscientização e principalmente para iniciar a criação de uma cultura prevencionista nas áreas que possuem maior risco aos desastres”, comenta Peri. Ao término da reunião, os moradores presentes se comprometeram de repassar as informações aos demais moradores dos bairros e colaborar para o bom andamento do evento que acontece na manhã do sábado, dia sete de dezembro. O simulado O simulado de deflagração de enchente é uma realização das Secretarias Nacional e Estadual de Defesa Civil e acontecerá somente em duas localidades de todo o território nacional.

As duas cidades escolhidas para sediar o simulado para a preparação do desastre foram Xanxerê e Teófilo Otôni, Minas Gerais. O evento acontece a partir das 08 horas, no entorno do rio que abrange os dois bairros em Xanxerê, e contará com o apoio do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizada – Exército de São Miguel do Oeste, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SDR,UXAM, Casan, Acix-NJE, Prefeitura de Xanxerê. Xanxerê foi escolhida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil para receber o simulado, devido ao número de desastres (enchentes, vendaval, granizo e outras intempéries) já registrados no município.

O simulado

O simulado de deflagração de enchente é uma realização das Secretarias Nacional e Estadual de Defesa Civil e acontecerá somente em duas localidades de todo o território nacional. As duas cidades escolhidas para sediar o simulado para a preparação do desastre foram Xanxerê e Teófilo Otôni, Minas Gerais. O evento acontece a partir das 08 horas, no entorno do rio que abrange os dois bairros em Xanxerê, e contará com o apoio do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizada – Exército de São Miguel do Oeste, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SDR,UXAM, Casan, Acix-NJE, Prefeitura de Xanxerê.