Aprovadas as cabeceiras para instalação do primeiro kit metálico

Técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) realizaram, na última quinta-feira (15), a medição final para aprovação da cabeceira que vai receber o primeiro kit de transposição metálico que será instalado pelo Governo do Estado. A estrutura de 12 metros será montada na localidade de Rio Teófilo, em Major Gercino. A ação teve a participação do coordenador regional da DCSC da Grande Florianópolis, Alexandre Miranda, da gerente de reabilitação e reconstrução, Fernanda Patrícia de Oliveira, e do engenheiro Norberto Antônio Chaves.

Durante a vistoria foram conferidas as dimensões estipuladas no projeto, tanto das cabeceiras quanto das peças do contrapiso. O padrão foi mantido pelos construtores o que garante o sucesso na instalação do kit. O projeto prevê a parceria entre a Prefeitura municipal, que fica responsável pela construção das cabeceiras e do piso da ponte, e a DCSC que faz o repasse das vigas de sustentação, construídas com o beneficiamento do aço utilizado na reforma da Ponte Hercílio Luz. O projeto além de ter um foco preventivo, com a substituição de pontes precárias, busca a sustentabilidade com o reaproveitamento do aço e a valorização dos recursos públicos.

Para facilitar ainda mais para os municípios o Projeto possibilita que cabeceiras antigas possam ser adaptadas. Essa situação ocorreu em Major Gercino com o aproveitamento da estrutura utilizada na antiga ponte. As cabeceiras existentes estavam em boas condições de conservação e possuíam a capacidade de resistência para receber o kit metálico que, após finalizado, terá capacidade para até 45 toneladas”, explicou a arquiteta, Fernanda Patrícia de Oliveira. Segundo ela, o município foi orientado apenas adequar uma das alas para proteger a cabeceira e conter a erosão em caso de aumento do fluxo do rio.

Saiba mais sobre o Projeto clicando AQUI.

Medição das estruturas realizada pelos técnicos da DCSC. Foto: Flávio Jr DCSC.